Saúde & bem-estar

O culto do Bulletroof Coffee

Há uma nova moda na saúde e bem-estar que envolve café. Adicionar manteiga e óleo de coco ao café todas as manhãs emagrece, dá energia e faz bem ao cérebro. Por isso, o bulletproof coffee já está a conquistar adeptos em todo o mundo.

O criador da receita, Dave Asprey, queria encontrar um produto simples, capaz de fazer uma pessoa ser boa em tudo. Assim, fez várias pesquisas, nomeadamente dos Andes ao Tibete, para encontrar a fórmula perfeita. O empresário garante que já conseguiu elevar seu QI em 20 pontos só com o café. Não tardou para a bebida se tornar um sucesso.

Os que a consomem no pequeno-almoço tradicional (a bebida equivale a uma refeição!) relatam melhoria nos níveis de energia e atenção – e notam uma diferença na balança. A receita da moda pode ser feita em casa: leva café orgânico coado, duas colheres de sopa de manteiga e uma colher de sopa de óleo de coco – tudo batido no liquidificador. Mas seu criador defende que o kit original (que pode ser comprado online no site BulletProofExec. com por 38 dólares, cerca de 33 euros) é imbatível. O kit inclui um pacote com grãos especiais, chamado Upgraded Coffee, que Asprey garante ser livre de toxinas graças a um secreto processo de torra. A fórmula traz ainda o Brain Octane Oil, uma versão mais pura do óleo de coco, que “age diretamente nas células para dar energia extra e melhorar sua performance”. Por fim, inclui a manteiga, sem sal, tem de vir do leite de vacas alimentadas exclusivamente por capim.

Mas se está a perguntar como é que uma bebida pode emagrecer, dar energia e melhorar as funções cerebrais, Asprey tem a explicação. Segundo o empresário, não é uma bebida em si, mas um processo de adaptação do organismo para usar óleo e proteína como fontes de saciedade. Pessoas que tomam este café dizem só têm apetite para comer por volta das duas da tarde. O poder de emagrecimento está na cetose, que acontece quando o organismo começa a usar a gordura (no caso, a manteiga e o óleo) diretamente para produzir energia, em vez de usar a glicose, como normalmente faz. Daí a perda de peso.

De acordo com a nutricionista Daniela Jobst, as gorduras presentes na bebida são responsáveis pela sensação de saciedade. “Esse é um desjejum energético que satisfaz a fome, e a cafeína pode aumentar a queima de gordura pelo organismo”, diz. Além disso, os especialistas apontam que a gordura diminui a absorção da cafeína, mantendo a energia em alta por mais tempo. “Mas é importante deixar claro que não há qualquer material científico que comprove os benefícios da dieta”, alertou a nutricionista.

Saiba como fazer a bebida: