Televisão

NBC suspende jornalista por mentir nos relatos sobre Iraque

O canal de televisão norte-americano NBC suspendeu o apresentador Brian Williams por seis meses sem direito a vencimento depois de o jornalista ter exagerado os relatos sobre a sua passagem pelo Iraque.

“Decidimos hoje (terça-feira) suspender Brian Williams como editor-chefe e apresentador das notícias da noite da NBC durante seis meses. A suspensão será sem pagamento e tem efeito imediato”, afirmou, através de um comunicado, a presidente da NBC, Deborah Turness.

Em 2003, Williams deslocou-se ao Iraque com as tropas norte-americanas, tendo relatado, após o seu regresso, que o helicóptero onde viajava esteve debaixo de fogo. A responsável pelo canal diz que esta descrição foi “errada e completamente inapropriada para alguém na posição de Brian”.

O jornalista, de 55 anos, admitiu que a história sobre o episódio não era verdadeira, após ter sido criticado por militares que estavam presentes na altura.

Apesar de se tratar de um jornalista que capta uma audiência estimada em nove milhões de espetadores por noite e ser uma das caras mais reconhecíveis da televisão norte-americana, a NBC está a ser pressionada para demitir Williams, que tem um salário anual de 10 milhões de dólares (cerca de 8,8 milhões de euros) e é vencedor de mais de duas dezenas prémios.

Brian Williams