Lifestyle

Melhores professores da Coreia do Sul tornam-se milionários

Na Coreia do Sul está a assistir-se a um fenómeno insólito. Os melhores professores do país estão a ser notícia pelo mundo, porque se tornaram celebridades e ganham milhões de euros.

Por exemplo, Cha Kil-yong é professor de matemática e cansou-se de dar aulas da forma tradicional, numa sala, e, por isso, criou uma plataforma online de um curso de preparação da prova de ingresso à universidade. Nos vídeos, o professor ensina e entretém ao mesmo tempo e é assistido por mais de 300 mil alunos todos os dias. Cha Kil-yong dá truques e táticas para resolver problemas e acertar questões do exame final e, só em 2014, terá faturado 8 milhões dólares, cerca de 7 milhões de euros.

cha-kil-yong1

“Imagine que dá os mesmos ingredientes a 100 chefes de cozinha diferentes. Eles iriam fazer pratos diferentes apesar de estarem a trabalhar com os mesmos ingredientes. É a mesma coisa com uma aula de matemática. Mesmo sendo tudo matemática e tudo em coreano, pode usar diferentes ingredientes para obter diferentes resultados“, explicou o professor.

Nos vídeos, Kil-yong faz piadas, usa adereços e recebe participações especiais de estrelas da pop e atores da televisão coreana, tudo para conquistar os alunos. “Não estou apenas a ensinar a matéria, também preciso ser um talentoso apresentador“, acrescentou.

cha-kil-yong2

A educação é levada muito a sério no país e as crianças chegam a dedicar 16 horas por dia ao estudo. O ensino é voltado para a realização de uma prova que garante o acesso às melhores universidades da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.