Atualidade

Jihadista que decapitou James Foley é identificado

O jihadista, conhecido como “Jihadi John”, foi identificado esta quinta-feira, dia 26. Trata-se do londrino Mohammed Emwazi, de 26 anos.

O militante do Estado Islâmico, conhecido por surgir nos vídeos das decapitações de vários reféns, foi identificado pela BBC e pelo “Washington Post”. Emwazi surgiu pela primeira vez no vídeo da decapitação do jornalista norte-americano James Foley, em agosto do ano passado.

Acredita-se também que Mohammed Emwazi estava presente nas decapitações do jornalista americano Steven Sotloff, do voluntário britânico David Haines, do taxista britânico Alan Henning e do voluntário norte-americano Abdul-Rahaman Kassig, também conhecido como Peter Kassig. “Jihadi John” surge de cara tapada nos vídeos, é reconhecido pelo seu sotaque britânico.

A BBC avança que os serviços secretos britânicos conheciam a identidade de Emwazi, no entanto preferiram não o revelar por “razões operacionais”. As fontes da BBC suspeitam que Emwazi trabalha com um homem também britânico suspeito de ajudar e financiar o grupo terrorista somali al-Shabab.

Um dos amigos de Mohammed disse ao “Washington Post” que não tem dúvidas que ele é o “Jihadi John”: “Era como um irmão para mim… tenho a certeza de que é ele”.

O jihadista nasceu no Kuwai, mas cresceu em Londres, para onde se mudou aos seis anos de idade, e tirou um curso universitário de programação, antes de viajar para a Síria em 2012, onde se crê que mais tarde se terá juntado ao Estado Islâmico.