Atualidade

Grupos de direitos humanos vão protestar nos Óscares

Todos os 20 nomeados aos Óscares nas categorias de representação são brancos. Vários grupos de direitos humanos ligados às comunidades afro-americanas queixam-se de discriminação racial e já anunciaram um protesto em frente ao teatro onde vai decorrer a cerimónia hoje à noite.

A manifestação pretende reavivar o debate à volta da diversidade nos prémios mais importantes da sétima arte, já que a grande maioria dos votantes são brancos com mais de sessenta anos. “Dos 6.000 membros da Academia, cerca de 93% são caucasianos, 70% são homens, e a média de idades está nos 63 anos”, afirmou Darnell Hunt, diretor do Centro de Estudos Afro-Americanos da UCLA (University of California, Los Angeles), e autor de um relatório sobre esta questão.

Os críticos atacaram a Academia das Artes e Ciências Cinematográficas logo após serem conhecidos os nomeados para à estatuetas douradas deste ano. Nos últimos 20 anos, só em 1998 e 2011 é que nas categorias ligadas à representação, todos os candidatos eram de pele branca.

“O objetivo do protesto é enviar uma mensagem à Academia, a Hollywood e à indústria cinematográfica. A mensagem é muito simples: ‘vocês não reflectem o que é a América'”, explicou em conferência de imprensa Earl Ofari Hutchison, presidente da associação LA Urban Policy.

As associações de Direitos Civis vão manifestar-se em frente ao Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia. O protesto está marcado para as 14h00 locais, ou seja três horas antes do arranque da cerimónia.