Cultura

“Extreme Horror” dá início à 35.ª edição do Fantasporto

O 35.º Festival Internacional de Cinema do Porto arranca hoje, no Rivoli, com a série de filmes “Extreme horror”, que vai antecipar a abertura oficial do Fantasporto, na sexta-feira.

A partir das 21h30, o grande auditório do Rivoli recebe “Asmodexia”, de Marc Carreté, seguindo-se “Beautiful People”, de Brini Amerigo.

Amanhã, o “Extreme horror” prossegue com “Hunger Z (Hunger of the Dead)”, do japonês Naoto Tsukiashi, e “The Dead II: India”, de Howard J. Ford e Jonathan Ford, enquanto, na quinta-feira, o público do Fantasporto vai poder assistir a “Lost After Dark”, de Ian Kessner, e a “Mexico Barbaro”, um filme composto por oito partes realizadas cada qual pelo seu realizador.

A abertura oficial do evento vai decorrer na noite de sexta-feira, com o candidato sul-coreano aos Óscares, “Haemoo”, enquanto horas antes será possível ver em grande ecrã clássicos como “O Mundo a Seus Pés”, de Orson Welles, ou “Top Hat”, de Mark Sandrich, protagonizado por Fred Astaire e Ginger Rogers.

O certame, que termina a 08 de março, vai homenagear o produtor e realizador português Fernando Vendrell, num evento que vai exibir 57 filmes nacionais.

Adicionalmente, o festival conta com uma lista de convidados nacionais e estrangeiros que ultrapassa os 100, entre realizadores, protagonistas e representantes dos filmes presentes.