Saúde & bem-estar

Exercício físico elimina ansiedade ao deixar de fumar

Quando uma pessoa decide deixar de fumar a ansiedade é um dos problemas que tem que enfrentar. No entanto, existem alguns truques que podem ajudar a diminuir essa ansiedade como evitar bebidas com cafeína e álcool, beber água e praticar exercício físico diariamente, explicou Luís Carreiro, coordenador da Unidade de Pneumologia do Hospital Lusíadas Lisboa, à agência “Lusa”.

“O exercício físico tem um potencial ansiolítico importante ao diminuir os efeitos da privação da nicotina, além de diminuir os fatores de riscos associados ao tabaco e melhorar a saúde de forma geral”, afirmou,

“Após abandonar o hábito de fumar deve manter-se a boca e as mãos ocupadas, uma vez que o tabaco formata novas atitudes nas pessoas, como o simples gesto de levar a mão à boca. Os melhores aliados costumam ser as pastilhas elásticas, rebuçados (ambos sem açúcar) e esferográficas ou chaves. Os fumadores devem ainda manter-se afastados de objetos relacionados com tabaco como isqueiros, fósforos ou cinzeiros”, aconselhou.

O especialista aponta ainda que “ter pensamentos positivos” ajudam as pessoas a atingir o objetivo. Porém, para quem tem grande dificuldade em controlar a ansiedade, o médico aconselha um acompanhamento psicoterapêutico em simultâneo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), fumar é a principal causa de morte passível de prevenção. Quem deixa de fumar vive, em média, mais 10 anos do que um fumador que mantém o vício.

fumar