Saúde & bem-estar

Diabetes tipo 1 é mais fatal para mulheres

Mulheres com diabetes tipo 1 têm 37% maior probabilidade de morrer do que homens com a mesma doença. Esta é a conclusão de uma revisão de 26 estudos publicada no “The Lancet Diabetes & Endocrinology”.

Os cientistas avaliaram dados de mais de 200.000 pessoas com diabetes tipo 1 de 1966 a 2014 e descobriram que as mulheres têm duas vezes mais risco de falecer por enfarto, 37% por derrame e 44% por doenças renais. No total de todas as causas, a probabilidade de morrer é 37% maior entre elas.

Para os autores da pesquisa, as dificuldades em controlar o índice glicémico e administrar a insulina, mais comuns no sexo feminino, podem contribuir para o aumento das mortes por doenças vasculares.

“Essa diferença marcante entre os géneros pode ter profundas implicações no tratamento de mulheres”, afirma a líder do estudo, Rachel Huxley, professora da Escola de Saúde Pública da Universidade de Queensland, na Austrália. A cientista alerta que recentemente as associações americanas do coração e dos diabetes concluíram que as diferenças étnicas precisam ser mais pesquisadas para prevenir doenças cardiovasculares entre diabéticos tipo 1.

diabetes