Lifestyle

Carnaval 2015: Folia e animação em todo o país

Este ano o Carnaval celebra-se a 17 de fevereiro, mas em muitas cidades do país a animação começa muito antes. Por exemplo, em Estarreja as festividades arrancam esta sexta-feira, dia 6, com a apresentação Sambas e Enredo, pelas 22h00, e amanhã há o desfile noturno das Escolas de Samba. O município preparou um programa com muita animação, com a atuação de Quim Barreiros (dia 15) e Mickael Carreira (dia 21). A festa culmina com Grande Desfile de Carnaval, dia 15, o domingo gordo.

Carnaval de Estarreja

O Carnaval mais genuíno de Portugal
Diz a tradição que é em Bragança que se vive o Carnaval mais genuíno do país. O Entrudo Chocalheiro é dominado pelos Caretos, que representam imagens diabólicas e misteriosas que todos os anos desde épocas que se perdem no tempo saem à rua nas festividades carnavalescas de Podence, em Macedo de Cavaleiros.
Estas festividades têm-se tornado cada mais conhecidas e atraem cada vez mais pessoas, que querem viver a época de forma diferente. Em Podence há festa de 14 a 17 de fevereiro.

Carnaval Bragança

Marta Cardoso e Manuel Melo em Arcos de Valdevez
Marta Cardoso e Manuel Melo vão animar o Carnaval de Arcos de Valdevez. A apresentadora e o ator vão desfilar no corso no dia 17, a partir das 15h30. O desfile será o ponto alto das celebrações, que arrancam dois dias antes.

Carnaval de Arcos de Valdevez

Merche Romero na Figueira da Foz
Na Figueira da Foz, o Entrudo terá como madrinha Merche Romero. A apresentadora de televisão vai desfilar nos dias 15 e 17 na avenida do Brasil.
Em Alcobaça o Carnaval tem como tema a Amazónia, a maior floresta tropical do mundo, espaço de enorme biodiversidade e que fica no Brasil, um país com grande tradição de Carnaval. Junto ao Mosteiro de Alcobaça, haverá uma enorme tenda para que todos, sem exceção, se possam divertir todos os dias, pela noite dentro. As festividades arrancam dia 12 e prolongam-se até o dia 18.
Também em Torres Vedras se vai viver a data com muita animação, de 13 a 18 de fevereiro.

Carnaval Figueira

Carnaval a Sul do país
Vila Real de Santo António celebra o Carnaval, entre os dias 14 e 21 de fevereiro, com bailes, djs e um desfile. Os festejos irão decorrer em Monte Gordo (avenida marginal) e em VRSA, no Centro Cultural António Aleixo.
O cartaz integra também um programa para os mais novos, desenvolvido com as escolas do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo, na manhã do dia 13 de fevereiro, a partir das 10h00, nas três freguesias do concelho.

Em Monte Gordo, a programação arranca no dia 14 de fevereiro, às 22h00, na tenda instalada na zona poente da marginal, com bailes e djs. Na terça-feira, dia 17, entre as 14h00 e as 17h30, um desfile organizado em colaboração com a Associação Juvenil, Social, Cultural e Desportiva de Monte Gordo assinalará o enterro do Entrudo.

Em Vila Real de Santo António, as celebrações vão estar concentradas no Centro Cultural António Aleixo, com um conjunto de bailes, sempre a partir das 22h00. As celebrações encerram no dia 21, com o grande Baile da Pinhata, às 22h00, também no Centro Cultural, em VRSA.

Em Olhão, o Carnaval volta a ser festejado em força, com especial destaque para o corso de Moncarapacho, nos dias 15 e 17 de fevereiro, e para o desfile infantil de Carnaval, na Avenida da República de Olhão, que sai à rua no dia 13 de fevereiro, às 10h00.
Nos dias 15 e 17, sempre a partir das 14h30, as brincadeiras de carnaval concentram-se em Moncarapacho. Este ano, são 15 os carros que participam no corso carnavalesco, para além dos sempre animados grupos, bandas e fanfarras. As entradas são livres.

Carnaval Loulé

De 14 a 17 de Fevereiro, a folia vai invadir Loulé, que este ano promete o maior Carnaval de sempre na cidade.  O corso de carnaval vai ser animado por 800 figurantes, conta com 10 grupos de animação que representam vários clubes e coletividades do concelho, quatro escolas de samba, bailarinas, cabeludos e banda a tocar em direto.

Katia Aveiro desfila no Funchal
O Carnaval da Madeira é um dos mais sumptuosos de Portugal, que atrai milhares de turistas. A festa começa dia 7 e estende-se até ao dia 21, mas o ponto alto é o cortejo alegórico, que se realiza no sábado, dia 14, às 21h00. Nele participam mais de um milhar de foliões com vistosos trajes, e uma dezena de carros alegóricos primorosamente enfeitados. Desfilam com entusiasmo ao som de músicas selecionadas, com coreografias treinadas ao longo do ano, fazendo transbordar a sua alegria para o público. Katia Aveiro, a irmã de Cristiano Ronaldo, vai juntar-se aos foliões e desfilar na sua terra-natal.