Atualidade

Calendário solidário de judocas faz furor

O grupo de judo da UMinho, consciente da dificuldade que muitos colegas passam neste tempo de crise, aceitou o desafio lançado pelo fotógrafo e professor de Judo, Nuno Gonçalves, de posarem para um calendário solidário. Ao contrário do que se possa pensar, tirar as roupas não intimidou os judocas e fazer o casting não foi nada difícil. “Quando falei com os alunos sobre a ideia do calendário, 12 deles ofereceram-se de imediato para ajudar”, contou à Move Notícias o mentor desta iniciativa. “As raparigas (Marta e Ângela as únicas mulheres a figurarem no calendário) foram logo as primeiras a disponibilizarem-se”, acrescentou.

Sem pudores e com um objetivo solidário, os 12 judocas tiraram a roupa e o resultado está a fazer furor. “O feedback tem sido muito positivo. O Facebook dos alunos tem sido inundado com mensagens e todos querem ter um exemplar do calendário”, referiu Nuno Gonçalves, que foi o responsável pela iniciativa.

O calendário custa 5 euros e está à venda desde esta quinta-feira, dia 12, no Campus da Universidade e na Associação Académica. Para já foram impressos 400 exemplares: “Caso esgotem, vamos mandar imprimir mais. Estamos também a pensar numa forma de vender o calendário online ou à cobrança, de forma a chegar a um maior número de pessoas”, explicou Nuno Gonçalves.

O valor angariado com as vendas vai reverter a favor do Fundo de Emergência Social, que presta apoio a alunos que vivem com dificuldades financeiras.

Fotos: Nuno Gonçalves