Atualidade

Boris Nemtsov critica Putin e é assassinado

O opositor russo Boris Nemtsov foi assassinado a tiro, na noite de sexta-feira, dia 27, em pleno centro de Moscovo.

Boris Nemtsov passeava a pé com uma jovem na Grande Ponte de Pedra, nas proximidades do Kremlin, quando “lhe dispararam quatro tiros nas costas, causando a sua morte”, disse uma porta-voz do Ministério do Interior russo, Elena Alexeeva, à cadeia de televisão Russia 24. Várias pessoas foram testemunhas do assassinato.

O político liberal tinha acabado de apelar à participação numa manifestação contra a intervenção russa na Ucrânia, marcada para este domingo em Moscovo, que entretanto foi cancelada.

Nemtsov, de 55 anos, já tinha afirmado que era um alvo a abater pela sua oposição à guerra no país vizinho. “Tenho medo que Putin me mate”, revelou no passado dia 10 de fevereiro numa entrevista ao jornal online russo “Sobesednik”.

No entanto, o Governo de Putin, pela voz do assessor Dmitry Peskov, declarou que as investigações ao crime vão estar sob o “controlo pessoal” do presidente, que considera o homicídio como um ato de provocação.

Entre os vários cargos políticos ocupados por Nemtsov estão o de governador da região de Nizhny Novgorod, no centro da Federação Russa, deputado e vice-primeiro-ministro no final dos anos 1990, sob a presidência de Boris Yeltsin.

Depois de sair do parlamento, em 2003, ajudou a criar e liderou vários partidos e grupos da oposição.