Cultura

“As 50 Sombras de Grey” já é um sucesso de bilheteira

As estimativas de domingo à noite indicam que o filme mais esperado do ano terminará o primeiro fim de semana de exibição com uma receita bruta mundial de 250 milhões de dólares (perto de 219 milhões de euros) em todo o mundo.

O fenómeno literário, da autoria de E.L. James, transformou-se também em sucesso nas bilheteiras de cinema.

“As 50 Sombras de Grey” foi nº1 em 56 dos 57 países onde estreou. Em 11 deles, (Argentina, República Checa, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Ucrânia, Uruguai) registou o maior primeiro fim de semana de sempre para uma estreia.

Foi ainda a maior estreia de um lançamento da Universal Pictures em 30 países e a maior estreia de sempre de um filme para maiores de 18 anos em 31 mercados.

Segundo as estimativas de domingo 90,7 milhões de dólares virão da América do Norte, onde “As 50 Sombras de Grey” beneficiaram do fim de semana prolongado do Dia do Presidente. O valor representa a segunda maior estreia de sempre, em fevereiro, atrás de “A Paixão de Cristo”

Também resto do mundo, esta será a maior estreia de sempre para um título que nos EUA teve a classificação etária de R (de Restricted), ou seja apenas para maiores de 18 anos. Em Portugal, a classificação etária foi mais branda, para maiores de 16.

O filme, protagonizado por Dakota Johnson e Jamie Dornan, estreou em praticamente todos os mercados importantes com exceção da Coreia do Sul, onde o filme só chegará mais para o final do mês. A Malásia e a Indonésia, dois mercados de religião predominantemente islâmica baniram o filme. O mesmo se passa na China onde a censura apertada não permite que a histórias de amor de Anastasia e Christian cheguem às salas.

O total de receita deste fim de semana fora dos EUA e Canadá, deverá ascender aos 158 milhões de dólares.

Na Europa, o Reino Unido e a Irlanda lideram com 21,5 milhões de dólares. O que se traduz na maior receita de sempre para um filme classificado para maiores de 18 anos e nona maior de sempre. O cenário repete-se um pouco por toda a Europa com valores acima dos sete milhões de dólares.

Em Portugal, o primeiro fim de semana deverá terminar acima dos 160 mil espectadores.

Na América Latina, o país a arrecadar a maior receita foi o Brasil com 8,9 milhões de dólares. Já do outro lado do mundo, entre a Ásia e a Oceânia, a Austrália lidera com 8,6 milhões de dólares.