Saúde & bem-estar

Apenas 25% dos portugueses mudam hábitos devido à hipertensão

Os portugueses estão mais informados sobre os riscos da hipertensão e sobre os malefícios do sal em excesso. No entanto, ae acordo com um estudo da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, apenas um em cada quatro muda os seus hábitos alimentares.

Apesar de haver sinais positivos, graças às campanhas de sensibilização, os portugueses precisam de ter um papel mais ativo para melhorar a sua saúde.

“A adoção de estilos de vida saudáveis, nomeadamente a redução do consumo de sal, a redução do peso, a prática de exercício físico diário e regular, a abstenção do tabagismo e a redução do consumo de álcool. Todos estes fatores são fundamentais para a prevenção, mas também para o tratamento da hipertensão”, afirmou o presidente da sociedade portuguesa de hipertensão, Fernando Pinto.

Apesar de a situação estar melhor, metade dos portugueses só avalia a tensão quando vai ao médico é outro dado deste estudo que preocupa o cardiologista.

Quando mais cedo for detetada a doença, mais fácil é tratar os seus efeitos que ainda são a principal causa de morte em Portugal.