Atualidade

A transformação de Sofia Hellqvist em princesa

A ex-modelo e antiga participante de reality show sofreu uma transformação. Quando a relação com o príncipe Carlos Felipe foi tornada pública, há cinco anos, deu-se início ao processo de preparar Sofia Hellqvist para o papel de princesa, que assumirá quando disser o “sim” ao filho dos reis no próximo dia 13 de junho na igreja do Palácio Real de Estocolmo.

Apesar do noivado só ter sido anunciado em junho do ano passado, Sofia Hellqvist já tinha começado a receber formação em 2011, altura em que o casal começou a partilhar a mesma casa no elegante bairro de Djurgården, na capital sueca.

A noiva do príncipe teve aulas de história da Suécia e da família real, ciências políticas e aprendeu todos os detalhes do funcionamento do protocolo. Para se adaptar ao papel de princesa, Sofia conta com a ajuda de duas assessoras, Barbro Ehnbom e Alice Trolle-Wachtmeister, segundo informam os jornais locais.

Além da formação, a ex-manequim também sofreu uma mudança de imagem, abandonando o estilo informal e optando pelo clássico com a ajuda da estilista sueca Camilla Åstran. Além disso, deixou de frequentar o solário, tirou o piercing que tinha no umbigo e removeu a tatuagem em forma de flor do seu braço direito. Segundo a revista “Hänt Extra” esta foi um condição imposta pelos reis.

Novo perfil público
Com a ajuda da casa real, Sofia adoptou outro perfil público e desde 2010 está comprometida com a instituição de solidariedade social Playground, uma iniciativa que ajuda crianças carenciadas em África. A ex-manequim protagonizou até um documentário para a televisão sueca sobre este projeto.

Apesar das mudanças, o passado da noiva de Carlos Filipe não é esquecido, algo que a incomoda. “Escreveu-se muito durante anos. Para mim é muito aborrecido, passou dez anos e segui com a minha vida. Não me arrependo, todas as experiências fazem parte da pessoa que me tornei hoje, no entanto agora, se me perguntassem, não o faria”, disse, recentemente, numa entrevista.

Porém, as criticas vão-se desvanecendo e tornou-se um dos membros da família mais acarinhadas pelo povo sueco, algo que é visível sempre que participa num evento público ao lado do noivo.