Saúde & bem-estar

Voz de familiares pode ter papel vital na recuperação do coma

Um estudo de uma univerisidade norte-americana mostra como as vozes de familiares e de pessoas próximas podem ajudar na recuperação do coma.

São muitos os familiares e as pessoas próximas de pacientes em coma que se perguntam se estes são capazes de os ouvir. Este novo estudo, da Northwestern Medicine and Hines VA Hospital, responde a esta questão revelando que os pacientes em coma que ouviram histórias que lhes são familiares contadas pelos parentes, quatro vezes por dia durante seis semanas, através de gravações, recuperaram a consciência significativamente mais depressa do que aqueles que não as ouviram.

“Acreditamos que ao ouvir essas histórias através de parentes e pessoas próximas, as vozes entram nos circuitos cerebrais responsáveis pelas memórias de longo prazo,” referiu uma das autoras principais do estudo, a neurocientista Theresa Pape. “Esta simulação ajuda a identificar o primeiro vislumbre de consciência”, acrescentou.

Como resultado deste processo, os pacientes em coma acordam mais facilmente, tornam-se mais atentos ao ambiente que os rodeiam e começam a responder a conversas e instruções.

“É como sair de uma anestesia. É o primeiro passo para a recuperação total da consciência”, explicou. Este tratamento centrado nas vozes de familiares pode também trazer benefícios aos próprios parentes: “As famílias sentem-se inúteis e desamparadas quando um ente querido está em coma. É um sentimento terrível. Isto dá-lhes uma sensação de controlo da recuperação do paciente e a oportunidade de fazer parte do tratamento”.

Coma