Saúde & bem-estar

Pesquisa sugere manter nariz quente contra constipações

O vírus que causa constipação comum dá-se melhor num nariz frio, de acordo com cientistas americanos. O estudo mostrou que o sistema imunológico humano fica mais fraco quando exposto a temperaturas mais baixas, o que permite a disseminação do vírus.
Os investigadores sugeriram manter o nariz quente e evitar o ar frio enquanto se estiver constipado.

Os rinovírus são um dos principais grupos de vírus que deixam os narizes a escorrer e fazem espirrar. A equipa da Universidade de Yale testou o rinovírus a uma temperatura nasal de 33ºC e uma temperatura corporal normal de 37°C. “Sabemos há 50 anos que o vírus se reproduz com mais facilidade no nariz, mas o mecanismo nunca foi claramente definido”, disse à BBC a investigadora Akiko Iwasaki.

Akiko disse que o sistema imunológico torna-se mais fraco num nariz frio e dá ao vírus mais oportunidades para se reproduzir. Duas ferramentas importantes – um conjunto de sensores que detetam a infeção e os químicos que coordenam a resposta imunológica – foram menos eficazes em temperaturas mais frias. “Em geral, quanto menor a temperatura, mais baixa é a resposta imune inata ao vírus”, acrescentou.

A cientista afirmou que as descobertas poderiam ajudar a explicar por que a constipação é mais comum nos meses de inverno. Mas advertiu que isso é “muito mais complicado”. Outros factores, incluindo mudanças de comportamento no inverno em comparação com o verão, também podem ajudar a explicar as constipações de inverno.

Iwasaki sugeriu algumas formas de combater uma constipação: “Pode ficar num clima tropical quente ou tentar impedir que a cavidade nasal seja exposta a ar muito frio”.

Jonathan Ball, professor de virologia da Universidade de Nottingham, disse que as descobertas podem explicar por que o rinovírus infeta o nariz em vez de partes mais quentes do corpo, como os pulmões. “Sabemos que a temperatura das células que revestem o nariz são mais frias do que outras partes menos expostas do corpo. Isso pode explicar por que o rinovírus causa constipações e é menos capaz de causar infeções pulmonares mais graves, como a influenza faz”, explicou à BBC.

constipacoes