Lifestyle

O novo serviço da Google chega hoje a Portugal

A Google anunciou que disponibiliza, a partir de agora, em Portugal, a funcionalidade “Indoor Maps”, que permite visualizar mapas interiores detalhados, encontrar pontos de interesse no interior de instalações e obter informação útil.

O lançamento desta funcionalidade em Portugal contou com a colaboração e o envolvimento de diferentes parceiros nacionais locais, “que permitiram desenvolver esta funcionalidade em estações de transporte públicos – metropolitano e comboio -, museus, universidades, centros comerciais, palácios, entre outros espaços nacionais”, afirma a Google em comunicado.

Os museus de Marinha, da Fundação Calouste Gulbenkian e o Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, o Palácio da Pena, o Palácio Nacional de Sintra, os armazéns El Corte Inglés, em Lisboa e Vila Nova de Gaia, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e o Instituto Superior Técnico são alguns dos 49 espaços incluídos no lançamento.

Esta funcionalidade disponibiliza, automaticamente, num telemóvel Android e no sistema iOS, os mapas interiores que, além da navegação, permitem “a identificação de pontos de interesse específicos, que poderão ser as lojas e secções presentes num centro comercial, o número de cada sala num edifício da Universidade”, passando por caixas automáticas (como Multibancos) numa determinada zona, entre outras possibilidades.

Atualmente estão disponíveis mais de três mil milhões de metros quadrados de plantas em todo o mundo, estando o “Indoor Maps” disponível em mais de 20 países, nomeadamente Estados Unidos, Japão, Canadá, Brasil, Reino Unido e Austrália.

Entre os 49 espaços incluídos no lançamento, em Portugal, contam-se 13 estações de comboio (Aveiro, Braga, Guimarães, Campanhã e São Bento, no Porto, Coimbra, Faro e Lagos, Cascais, Sintra, Cais do Sodré, Rossio e Santa Apolónia, em Lisboa), 17 estações de metro, do Porto e a do Marquês, em Lisboa, quatro palácios nacionais (Pena, Mafra, Queluz, Sintra), o Palácio de Monserrate, o Palácio da Bolsa, no Porto, o Aquário Vasco da Gama, em Algés, e o Planetário Gulbenkian, em Lisboa.

Contam-se também cinco museus, como o Museu de Marinha e o Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, o Centro Cultural de Belém e o Centro de Congressos do Estoril, assim como o Estádio do Dragão, no Porto.

google indoor maps