Cultura

Novo policial de J.K. Rowling editado dia 20

O novo livro de Robert Galbraith, pseudónimo da autora da saga de Harry Potter, de J.K. Rowling, “O bicho-da-seda”, é publicado no dia 20, sendo novamente protagonizado pelo detetive Cormoran Strike, anunciou a editora portuguesa.

O “corpulento” Cormoran Strike, um veterano do Afeganistão, surgiu no primeiro policial deste autor, “Quando o cuco chama”, publicado também pela Editorial Presença, em 2013.

Fonte editorial disse à “Lusa” que “Quando o cuco chama” foi “uma das mais bem sucedidas obras do género policial publicadas em Portugal naquele ano”.

“A imprensa britânica, nomeadamente o jornal ‘The Guardian’, já comparou Galbraith à ‘época de ouro de Agatha Christie’, e a BBC já decidiu adaptar ‘Quando o cuco chama’ para televisão”, disse a mesma fonte.

“Quando o cuco chama” recebeu críticas favoráveis da imprensa, mas, como revelou a revista “Time”, só ultrapassou os 1.500 exemplares vendidos depois de ter sido revelado que Robert Galbraith era realmente J.K. Rowling, criadora de Harry Potter e do romance “Uma morte súbita”, já adaptado a série de televisão pela BBC e pela produtora norte-americana HBO, a exibir no próximo mês de fevereiro.

Neste novo romance policial, “O bicho-da-seda”, o corpulento Strike é contratado pela mulher de um escritor, Owen Quine, para investigar o seu desaparecimento.

“No decorrer da investigação, torna-se claro que o desaparecimento do escritor esconde algo mais. Quine tinha acabado de escrever um romance, no qual caracterizava de forma perversa quase todas as pessoas que conhecia. Se o livro fosse publicado iria certamente arruinar algumas vidas – pelo que haveria várias pessoas interessadas em silenciá-lo”, adiantou a mesma fonte.

Quine é encontrado brutalmente assassinado em circunstâncias estranhas, iniciando-se então “uma corrida contra o tempo para [se] tentar perceber a motivação do cruel assassino, um assassino diferente de todos aqueles com quem Strike se tinha cruzado”. Nesta investigação Strike é coadjuvado pela sua jovem e determinada assistente, Robin Ellacott.

Segundo a Editorial Presença, trata-se de “um policial de leitura compulsiva, com um enredo que não dá tréguas ao leitor”.

JK ROwling