Atualidade

Grécia: Syriza faz coligação com a direita nacionalista

O líder do partido Gregos Independentes, Panos Kammenos, disse hoje após uma reunião com Alexis Tsipras, vencedor das eleições de domingo, que “a partir deste momento há Governo” na Grécia.

“Os Gregos Independentes (direita nacionalista) ofereceram o voto de confiança ao Governo. Hoje Tsipras, líder do Syriza, vai encontrar-se com o presidente (Caroulos Papoulias) e vai anunciar o Governo”, acrescentou ainda Panos Kammenos.

“O objetivo é fazer com que os gregos avancem unidos para recuperarem a soberania nacional”, afirmou ainda o líder dos Gregos Independentes, à saída da reunião com o vencedor das eleições de domingo.

O partido Gregos Independentes é a sexta força política do parlamento grego, tendo conseguido 4,75 por cento dos votos, o que se traduz em 13 deputados na assembleia.

As reuniões para a formação de um novo executivo começaram esta segunda-feira, depois do partido anti-austeridade, Syriza, ter conseguido 149 assentos parlamentares, ficando a dois lugares da maioria absoluta.

A primeira reunião organizada pelo partido vencedor foi com Kammenos mas estão previstos encontros com o líder centrista do partido To Potami, Stavros Theodorakis, assim como com o líder do Partido Comunista (KKE), apesar de não se conhecer o calendário das próximas reuniões.

Tsipras será designado primeiro-ministro na tarde de hoje.

Alexis Tsipras