Saúde & bem-estar

Descubra o chá que o vai ajudar a perder peso

Há um chá verde que está em voga. O matchá ajuda a perder peso e a desintoxicar o organismo. Feito das folhas jovens do chá verde, que, secas e trituradas em moinho de pedra, transformam-se em um pó usado tanto em chás como em receitas de bolos e sumos.

A produção do matchá é artesanal: as folhas são colhidas apenas uma vez ao ano e, 30 dias antes da colheita, as plantações são protegidas da luz. Esse processo resulta em folhas mais longas, ricas em clorofila, aminoácidos e antioxidantes.

Os benefícios dos chás para a saúde são amplamente conhecidos, porém o matchá parece quase milagroso, pois tem cerca de dez vezes mais poderes nutricionais do que seu similar, extremamente rico em antioxidantes – alguns estudos recentes mostram que possui uma das mais altas taxas já medidas em alimentos e bebidas. Além disso não tem quase nenhuma caloria.

Assim como os outros chás, o matchá acelera a queimar as gorduras e tem cafeína, que potencializa o metabolismo e emagrece. De acordo com nutricionistas, o estimulante contido na planta vem em quantidades menores (menos da metade de uma xícara de café), porém mais equilibradas, o que evita os efeitos negativos da substância, como ansiedade. A combinação de nutrientes do alimento teria ainda o poder de dissolver a gordura e eliminá-la rapidamente.

O matchá tem a sua origem no Japão e a erva é vendida também como suplemento para regular o humor e melhorar a concentração. Por fim, por ter altas concentrações de clorofila, um poderoso detox que regula o pH sanguíneo, faz com que o chá ajuda a varrer as impurezas do sangue, o que melhora a oxigenação.

O sabor é similar ao do chá verde, só que mais forte, ainda que naturalmente adocicado e cremoso. O matchá pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. Meia colher de chá do pó é o suficiente para fazer a bebida tradicional, com água quente.

cha

 

Foto: Reprodução