Saúde & bem-estar

Beber muito em poucas horas prejudica a imunidade

Beber grandes quantidades de álcool em pouco tempo prejudica o sistema imunológico de forma significativa, segundo um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Uma experiência mostrou que, algumas horas depois de beber quatro ou cinco doses de vodca, adultos jovens ficaram com o sistema imunológico menos ativo em comparação com o período anterior à bebedeira.

Já foi comprovado que beber muito aumenta o risco de quedas, fraturas, queimaduras, ferimentos e acidentes de carro. Cerca de um terço dos pacientes hospitalizados devido a traumas apresentam algum teor de álcool no sangue.

Mas, segundo os autores do estudo, liderados por Majid Afshar, além de aumentar o risco de lesões, o consumo excessivo de álcool prejudica a capacidade do organismo de recuperar destas. Ou seja: a perda de sangue aumenta, as feridas demoram mais para cicatrizar e os pacientes são mais propensos a contrair pneumonia e infeções hospitalares.

O “binge drinking” é caracterizado pelo consumo de mais de quatro doses, para homens, ou cinco doses, para mulheres, em cerca de duas horas. Nos Estados Unidos, um a cada seis adultos consome álcool desta forma todos os fins de semana.

A equipa contou com oito mulheres e sete homens com idade média de 27 anos. Os participantes beberam o suficiente para definir um episódio de “binge drinkinkg”. De seguida, tiveram amostras de sangue colhodas 20 minutos, duas horas e cinco horas após o pico de intoxicação por álcool.

Segundo Afshar, nos primeiros 20 minutos após o nível máximo de intoxicação, os voluntários apresentaram um aumento da actividade do sistema imunológico – uma reação do organismo à bebida. Entre duas e cinco horas depois, no entanto, o efeito foi justamente o contrário: a imunidade diminuiu.

Alcool