Televisão

“Tubarões” no “Shark Tank” vão investir com capitais próprios

Os elementos do júri do programa “Shark Tank”, que vai estrear na SIC, irão investir nos projetos candidatos com capitais próprios, não contando com apoio financeiro de qualquer instituição bancária.

Os eventuais investimentos realizados pelos “tubarões” serão de sua própria conta e risco, contando para tal apenas com os capitais próprios que apresentaram à produção do programa aquando da sua selecção.

“Não faria sentido ser de outra forma”, adiantou Mário Ferreira, um dos potenciais investidores que avaliará as propostas dos empreendedores portugueses: “O ‘Shark Tank’ é um programa onde o empreendedorismo é o foco central, sendo o objetivo do mesmo que as pessoas apresentem ideias aos investidores de forma a convencê-los a investir nas mesmas com o seu dinheiro, e não com o dinheiro dos bancos”.

O programa, que segue o modelo de grande sucesso a nível mundial, tem ajudado a lançar vários produtos e serviços através da possibilidade de permitir aos empreendedores apresentarem as suas ideias de negócio a um painel de investidores que, ao longo da sua carreira, se destacaram nas suas áreas precisamente pelo caráter empreendedor das suas iniciativas empresariais.

A ligação entre empreendedor e investidores é fundamental na dinâmica do programa, havendo da parte dos investidores um investimento real na análise das propostas e na sua viabilidade de negócio. “Analisar investimentos arriscando o dinheiro de outros é tão fácil como jogar monopólio. Aqui cada um de nós terá de fazer a sua avaliação e perceber se cada ideia que nos apresentam é séria e tem potencial, porque não há margem para erros: se falharmos, é o nosso dinheiro que voa!”, concluiu o empresário, que conta no seu portfólio com várias empresas de sucesso na área do turismo.

Recorde-se que o júri do formato vai ser composto por Mário Ferreira, João Rafael Koehler, Tim Vieira, Miguel Ribeiro Ferreira e Susana Sequeira.

Shark Tank Portugaç

 

Foto: SIC