Atualidade

Temperaturas vão subir

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do meio da tarde, períodos de chuva, em geral fraca, até ao início da tarde e possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela até ao início da manhã.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida de temperatura, em especial da mínima na região norte e no litoral da região centro.

Em Lisboa, Viana do Castelo, Braga e Portalegre prevê-se uma temperatura máxima de 15 graus Celsius, no Porto, Leiria, Évora e Castelo Branco 16, Viseu, Vila Real e Bragança 13, Guarda 8, Beja, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 17, Santa Cruz das Flores 18, Faro 19 e Funchal 21.

A barra marítima de São Martinho do Porto está hoje fechada à navegação e outras três estão condicionadas devido à agitação marítima, informou a Marinha Portuguesa.

De acordo com informação disponível às 6h00 na página da Marinha na Internet, a barra está hoje fechada a embarcações com comprimento inferior a 15 metros e a de Póvoa do Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros, duas horas antes e duas horas depois da baixa-mar, devido à previsão de agitação marítima.

Também a barra de Vila do Conde está condicionada e a Marinha aconselha as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticar a barra no período compreendido entre as três horas antes e três horas após da preia-mar.

Para as embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros, apenas podem praticar a barra no período da preia-mar.

O IPMA prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros e na costa sul ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.

A temperatura da água do mar vai variar entre os 14 e os 18 graus.

temperatura