Atualidade

Temperaturas mínimas vão descer 5 a 6 graus até sexta-feira

As temperaturas mínimas vão descer gradualmente a partir de hoje 5 a 6 graus Celsius nas regiões do norte e centro de Portugal continental devido à passagem de uma massa de ar frio polar, disse a meteorologista Maria João Frada.

“Estamos sob a ação de uma massa de ar nitidamente mais fria do que nos últimos dias. As temperaturas mínimas já desceram um pouco, mas a partir de amanhã (terça-feira) vamos ter a instalação de uma massa de ar nitidamente polar transportada na circulação de um anticiclone no Atlântico”, adiantou à agência “Lusa” a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo a meteorologista, a massa de ar frio vai provocar uma descida das temperaturas nomeadamente das mínimas até sexta-feira, o dia em que deverão estar mais baixas.

“Vai-nos trazer uma descida das temperaturas, nomeadamente da mínima. Na sexta-feira vamos ter valores de temperatura mínima em especial nas regiões do norte e centro na casa dos 0 graus Celsius ou de um, dois ou três graus negativos”, adiantou.

Maria João Frada salientou que na região sul, as temperaturas mínimas vão ser positivas, devendo variar entre 1 e 5 graus.

No que diz respeito à região do Porto, a meteorologista adianta que as temperaturas mínimas vão rondar os 3 graus e em Lisboa 5 ou 6 graus.

“Esta massa de ar polar vai também trazer formação de geada nas regiões do interior norte e centro e neblinas ou nevoeiros e aguaceiros fracos que serão de neve nas terras altas”, disse.

Maria João Frada adiantou ainda que hoje e até ao meio da manhã de terça-feira está previsto vento forte com tendência a enfraquecer, tornando-se em geral fraco.

temperatura