Saúde & bem-estar

Quatro em cada dez casos de cancro podem ser evitados

A cada dez casos de cancro, quatro poderiam ser evitados nos últimos cinco anos se as pessoas seguissem um estilo de vida mais saudável, de acordo com números do “Cancer Research UK”, um estudo sobre a doença em Inglaterra. Em números absolutos, 600.000 casos de cancro poderiam ter sido evitados no mesmo período no país.

Após uma revisão de estudos recentes sobre o assunto, os pesquisadores concluíram que o tabagismo é o factor de risco que mais leva ao cancro, com mais de 314.000 casos da doença na Inglaterra ligados ao vício. Em seguida vem a má alimentação, como consumo exagerado de sódio, carne processada e pouca ingestão de vegetais, frutas e fibras. Esse factor de risco ocasionou 145.000 casos da doença.

A instituição também aponta para a necessidade de ingerir bebidas alcoólicas moderadamente — o consumo exagerado causou mais de 62.000 casos de cancro. Além disso, usar protetor solar diariamente, evitar o sobrepeso e praticar exercício físico regularmente ajudam a prevenir a doença.

“Pesquisas ao redor do mundo apontam cada vez mais para os mesmos fatores de risco. Certas escolhas no estilo de vida podem ter um grande impacto no risco de cancro”, afirma Max Parkin, pesquisador do Cancer Research UK. “Este fim do ano é um bom momento para pensarmos em começar a praticar hábitos saudáveis em 2015 e, assim, evitarmos o desenvolvimento de um cancro”, finalizou.

cigarro bebida