Atualidade

Presidente da Argentina hospitalizada por fratura do tornozelo

A presidente da Argentina, Cristina Fernandez de Kirchner, foi hospitalizada em Buenos Aires depois de ter sofrido uma fratura no tornozelo esquerdo, anunciou o governo. O anúncio foi feito pela unidade médica presidencial, que indicou que o tratamento requer “imobilização” e “acompanhamento”.

A líder argentina magoou-se no tornozelo quando estava na sua casa em Río Gallegos e antecipou o regresso a Buenos Aires para realizar exames médicos.

Cristina Fernandez de Kirchner vai deixar a presidência da Argentina depois das eleições de outubro de 2015. Durante o seu mandato suspendeu quatro vezes as suas funções por problemas de saúde.

A Presidente argentina surgiu pela primeira vez em público na terça-feira para um discurso em Buenos Aires, após uma ausência de quase um mês, depois de ter sido hospitalizada por um problema gastrointestinal que a impediu de comparecer numa reunião do G20 na Austrália.

Em outubro, Cristina Fernandez de Kirchner teve de fazer uma pausa durante vários dias devido a faringite. Já em julho, foi afastada de funções durante vários dias por laringite, condição que a forçou a cancelar uma viagem ao Paraguai. Em março, tinha sofrido uma entorse no tornozelo esquerdo em Roma, durante uma visita oficial ao Vaticano.

Em novembro do ano passado foi submetida a uma neurocirurgia, que a impediu de trabalhar durante cerca de seis semanas. Isto depois de no início de 2012, ter sido operada à tiroide.

Com 61 anos, Cristina Fernandez de Kirchner foi eleita pela primeira vez em 2007, e novamente para um segundo mandato em 2011. A líder da Argentina sucedeu ao seu marido, Nestor Kirchner, que morreu no exercício do mandato.

Cristina Kirchner