Moda

Portugueses Marques’Almeida ganham prémio de moda britânico

A dupla portuguesa Marques’Almeida recebeu na noite de segunda-feira, dia 1, o prémio da categoria de Talento Emergente – Moda feminina dos British Fashion Awards, os prémios britânicos da moda.

Os Marques’Almeida, nomeados pelo segundo ano consecutivo pelo British Fashion Council, disputaram o prémio este ano com os designers 1205 e Thomas Tait, tendo no ano passado perdido para a estilista irlandesa Simone Rocha.

Composta por Marta Marques e Paulo Almeida, a dupla de ‘designers’ participa desde 2010 na Semana da Moda de Londres, cidade onde se instalaram em 2009.

No Reino Unido, Marta Marques estagiou nos ateliês de Vivienne Westwood/Anglomania e Paulo Almeida com Preen, mas em Portugal tinham trabalhado com Alexandra Moura e com Luis Buchinho, respetivamente.

Têm uma marca própria desde 2011, vendida atualmente nos EUA, Japão, Austrália, Reino Unido, Itália, Suécia, Rússia, China e Cazaquistão.

Este ano, destacaram-se pelo convite para criarem uma coleção para a rede de lojas internacional Topshop.

A dupla, que tem a ganga como material de eleição e os anos 1990, particularmente o movimento ‘grunge’, como inspiração base, assume-se influenciada pelo estilista Helmut Lang, que disse: “a moda tem a ver com atitude e não bainhas”.

As peças que os dois designers criam aparecem frequentemente em revistas e blogues de moda internacionais.

Entre as personalidades que recentemente usaram as suas roupas em público contam-se as cantoras Rihanna, Beyoncé, Rita Ora e FKA twigs.

Marques e Almeida