Atualidade

Papa Francisco está de parabéns

O Papa celebra esta quarta-feira, dia 17, o seu 78º aniversário, que vê como um dia “totalmente normal, como os outros”.

Francisco foi saudado ao longo do percurso no papamóvel na Praça de São Pedro, onde várias pessoas tinham mensagens de felicitações e postais de aniversário gigantes. O líder da Igreja Católica esteve junto a um grupo de padres e seminaristas, com uma bandeira argentina, dos quais recebeu um bolo e o tradicional mate.

O Papa cumprimentou ainda um grupo de milhares de dançarinos de tango que esta tarde vão executar um flashmob em honra do pontífice, que desejou que sopre “um pouco de vento pampero” na capital italiana.

Papa aniversario1

Numa recente entrevista ao jornal argentino “La Nación”, Francisco recordou a celebração deste dia em 2013, no qual três sem-abrigo se juntaram a ele. “Foi um bom gesto e aí nasceu o mito de que tinha tomado o pequeno-almoço com os sem-abrigo, mas eu comi com todo o pessoal da casa (de Santa Marta) e os sem-abrigo estavam lá. São a essas coisas folclóricas que me colam”, contou com a modéstia que lhe é característica.

Este ano, por ser dia de audiência geral e não haver Missa na capela da Casa de Santa Marta, onde reside o Papa, o aniversário vai ser assinalado ao almoço, “juntamente com todos os empregados”.
Jorge Mario Bergoglio foi eleito a 13 de março de 2013 como sucessor de Bento XVI, que renunciou ao pontificado, escolhendo o inédito nome de Francisco; é também o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja e o primeiro pontífice sul-americano.

Desde então tornou-se uma das personalidades de maior destaque a nível mundial. As suas atitudes pouco convencionais para um Papa conquistou a admiração dos fiéis, com quem tenta manter uma grande proximidade.

Papa aniversario2