Atualidade

O presépio que todos querem ver

Há 10 anos Manuel Jacinto construiu um presépio que hoje é atração e recebe milhares de pessoas em São Paio de Oleiros, Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro.

“Quando decidi construir o presépio pela primeira vez, nunca pensei que um dia fosse atingir estas dimensões. Na altura o objetivo era recriar a tradição num espaço que temos junto à fábrica da Cavalinho”, explicou à Move Notícias Manuel Jacinto, fundador da marca de carteiras, calçado e marroquinaria Cavalinho, que dá nome ao projeto. O presépio em movimento foi crescendo de ano para ano e foi até reconhecido no ano passado pelo Guiness como o maior do mundo. “Ficamos muito orgulhosos com a distinção”, confessou o empresário.

Construído com mais de 7500 peças e com uma dimensão de 4000 metros quadrados, o presépio, que destaca cenas da história da vida de Jesus, das aparições de Fátima e das tradições da vida quotidiana, tornou-se “uma pequena loucura”, e conta com o trabalho de dezenas de pessoas durante todo o ano. “Fui contagiando as pessoas com este gosto, mas é uma coisa que exige muito trabalho. Durante todo o ano fazemos a manutenção das peças, que são todas feitas manualmente, e em junho começamos com a decoração do espaço”, revelou Manuel Jacinto.

Mas o trabalho parece ser recompensado, pois a fama do “Presépio da Cavalinho” já ultrapassou fronteiras. Todos os anos, além de muitas excursões de todos os locais do país,  o evento recebe visitantes de todo o mundo. “Já tivemos aqui indianos, chineses, espanhóis, holandeses, franceses… Os hotéis aqui da zona recomendam os turistas a visitar o presépio, elas gostam e passam a palavra”, explicou, visivelmente satisfeito pelo sucesso que a iniciativa alcançou.

Este ano, além do presépio, Manuel Jacinto decidiu apostar em carrosséis: “Recebemos muitas escolas e também idosos, por isso decidi colocar três carroséis, dois deles para crianças, que são gratuitos”. Uma forma de dar as boas-vindas e divertir quem se desloca a São Paio de Oleiros.

Se procura uma atividade de Natal em família, aqui fica a sugestão, pois vale a pena conhecer esta atração que o vai contagiar com a magia da época festiva. O Presépio da Cavalinho está em exibição pública e pode ser visitado todos os dias gratuitamente, das 9h às 00h.

Fotos: José Gageiro