Cultura

Exposições de arquitetura da Bienal de Veneza e de Guido Guidi abrem hoje no CCB

As exposições “Homeland, News from Portugal”, da representação de Portugal na Bienal de Arquitetura de Veneza deste ano, e “Carlo Scarpa – Túmulo Brion. Guido Guidi”, são inauguradas esta terça-feira, dia 9, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

De acordo com o CCB, a inauguração das duas exposições ocorre às 18:00 e às 19:00, respetivamente, sendo seguidas de uma conversa com o fotógrafo Guido Guidi, às 21:00, na sala Luís de Freitas Branco, com entrada livre para o público.

“Homeland, News from Portugal”, comissariada pelo arquiteto Pedro Campos Costa, esteve patente entre maio e novembro deste ano, na 14.ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, tendo distribuído cerca de 65 mil exemplares do jornal “Homeland”.

A exposição no CCB irá apresentar o projeto português, que consistiu num jornal com três edições traduzidas, de 65 mil exemplares, distribuídos gratuitamente ao longo do certame dedicado à arquitetura.

Quanto à exposição “Carlo Scarpa — Túmulo Brion. Guido Guidi”, apresenta obras do fotógrafo italiano Guido Guidi, sobre um cemitério que o arquiteto Carlo Scarpa desenhou para a família Brion em San Vito Altivole, em Itália.

Nascido em Génova, em 1941, Guido Guidi interessou-se pelo trabalho do arquiteto Carlo Scarpa (1906–1978), que desenhou o cemitério nos anos 1970, sendo considerado um dos seus trabalhos mais importantes.

Usando uma câmara de largo formato, Guidi examinou e fotografou o cemitério em diferentes momentos do dia e estações do ano, ao longo de vários anos.

CCB