Saúde & bem-estar

Consultar muitas vezes o e-mail causa maior stress

Um estudo do departamento de Psicologia da Universidade da Columbia Britânica, publicado na revista “Computers in Human Behavior”, revela que ver menos o e-mail, no máximo até três vezes por dia, deixa os níveis de stress mais controlados.

“Os nossos resultados mostraram que as pessoas se sentiam menos stressadas ​​quando verificaram o seu e-mail com menos frequência”, explicou Kostadin Kushlev, o principal autor do estudo. Na pesquisa foram desafiados 124 adultos, entre estudantes, analistas financeiros e profissionais de medicina, a responder a questionários diários sobre os seus níveis de stress. A um grupo foi pedido que verificasse o e-mail, no máximo, até três vezes por dia, durante uma semana. A outro, foi dada luz verde para o fazerem tantas vezes quantas pudessem durante os mesmos dias. Uma semana depois, os grupos trocaram de posição.

Uma outra conclusão é que não foi fácil para os participantes não estar sempre a espreitar o e-mail, como habitualmente costumam fazer. “As pessoas acham difícil resistir à tentação (…) ainda que resistir a esta tentação reduza o stress”, acrescentou.

Foram as próprias lutas que Kushlev travou consigo próprio que o inspiraram a levar a cabo este estudo. Sente-se “melhor e menos stressado” desde que decidiu restringir as alturas em que atualizada o estado do seu correio eletrónico.

pessoa computador