Lifestyle

Como usufruir do último fim de semana antes do Natal

Em contagem decrescente para o Natal, não falta atividades para animar a quadra. Prova disso, é que ao longo do fim de semana vai poder usufruir de muita animação de forma gratuita. Então veja:

Porto – Nos Aliados pode ir visitar a árvore de Natal e ouvir um conto de natal: as sessões de contos acontecem às 15h00, 16h30 e 18h30 horas. O Balleteatro também terá sessões de teatro e dança às 17h30 e às 17h45 horas, no mesmo local.

natal

Já a Estação de São Bento vai ser palco de dois concertos do ciclo “Natal à Porta” e a última atuação das Vozes de Natal. No sábado, às 15h30, é hora de ouvir jazz e domingo, à mesma hora, é a vez da ópera. As “Vozes de Natal”, com mais de 150 intérpretes, atuam às 18h00. No domingo, vai ter lugar, entre Cedofeita e a Rua das Flores, uma Parada de Natal, que vai juntar, entre as 14h00 e as 21h00, diversos artistas e personagens natalícias.

A cidade Invicta tem, durante a época de festas, duas pistas de gelo a funcionar, uma na Rotunda da Boavista e outra na Praça D. João I. Aos fins de semana, ambas são de acesso gratuito entre as 9h30 e as 12h30.

Bragança – Mais a Norte também a várias atividades gratuitas que pode usufruir. Está a decorrer este sábado entre as 10h00 e as 16h00, na Praça da Sé, a Banca de Natal para exposição e venda de produtos. Pode ainda visitar o Presépio na Praça Cavaleiro de Ferreira. No domingo há a chegada do Pai Natal à Praça Camões (10h00/12h00 e às 15h00/17h00).

Vila Real – A iniciativa “Natal na Bila” vai trazer ao centro histórico este fim de semana uma mostra de sabores. Além disso, dezassete ranchos, tunas, coros e grupos musicais irão atuar durante a quadra, pela zona histórica.

No domingo, 70 ciclistas vestidos de Pai Natal irão promover um passeio e, no dia a seguir, é a vez dos atletas da corrida de São Silvestre saírem à rua.

Além disso, pode admirar a árvore de Natal com 25 metros de altura, que é iluminada por 80 mil lâmpadas e possui 2,5 quilómetros de fios de luzes. Ainda pode ver presépios de grandes dimensões, que estão espalhados por vários pontos da cidade.

 

Braga – A Avenida Central de Braga vai ser o ponto de convergência das festas da cidade. Por lá, e ao longo de todo o dia de sábado, será possível ver a Mostra de Doces Natalícios, ouvir cantares natalícios ou assistir a momentos de “Flash Moda”, tudo por causa do programa “Natal na Rua”, promovido pela câmara municipal. Além disso realiza-se a iniciativa “Há Poesia no Café Central”em algumas pastelarias da cidade.

Também no sábado, às 18h00 acontece a Corrida de São Silvestre de Braga, que vai decorrer em simultâneo com a Caminhada do Pai Natal. À noite, a partir das 22h00, os bracarenses estão convidados a desgustar um Bolo Rei Gigante, com 90 metros e meia tonelada de peso.

Além disso, vão acontecer diversos concertos natalícios. Às 17h00, o Coro da Escola Calouste Gulbenkian vai atuar no Posto de Turismo e a Associação Lírica ArtEMúsica toma o palco do Salão Medieval da Universidade do Minho às 21h30.

Aveiro – Na “veneza portuguesa” pode percorrer o roteiro dos “Presépios de Natal”, que conta, este ano, com mais de duas dezenas de presépios, espalhados por espaços públicos e igrejas do centro. Além disso, há várias atividades a decorrer nas ruas com a inicitiva “Artes no Canal no Centro”. Se ainda não comprou todos os presentes pode ir visitar o Mercado Manuel Firmino, onde decorre o Mercado de Natal, que conta com um Bazar Solidário, uma Mostra de Livros e uma Feira de Artesanato.

Coimbra – A cidade dos estudantes, além da tradicional iluminação e animação de rua, pode visitar a exposição de Presépios Artesanais no Mercado Municipal D. Pedro V, das 9h00 às 12h30 e das 13h00 às 16h30.

Natal Lisboa

Lisboa – O Terreiro do Paço foi o local escolhido para erguer a árvore de natal e onde até dia 23 acontece o “Fabuloso Desejo de Natal”, um espetáculo multimédia gratuito de videomapping. Este evento acontece todos os dias às 18h30, 19h30 e 20h30.

A Feira Popular também voltou à cidade, mas só durante a época de Natal, pelo que este é um dos últimos fins de semana disponíveis para aproveitar os carrosséis e os carrinhos de choque. O local é o mesmo da antiga Feira: a Avenida da República. O espaço é de entrada gratuita e está aberto das 13h00 às 00h00.

Santarém – As ruas do centro histórico de Santarém recebem animação de Natal este sábado.

Das 10h00 às 12h00, as ruas e estabelecimentos comerciais do Centro Histórico recebem Poesia e Contos de Natal.

À mesma hora há Pinturas Faciais e Modelagem de Balões + Cantinho das Canções, que conta com uma criança do Coro Infantil da Universidade de Lisboa para ensinar crianças a cantar algumas canções alusivas à época natalícia, na Praça Visconde Serra do Pilar. A partir das 11h00, as ruas Guilherme de Azevedo, João Afonso e 1º de Dezembro são palco de peças Musicais de Tuba, enquanto na Praça Visconde Serra do Pilar há Oficina de Pintura de Postais de Natal, com cartões reciclados e guaches, em que pessoas podem fazer Postais de Natal pintados, com a ajuda de estudantes do Curso de Artes Plásticas e Multimédia, da ESES/IPS – Escola Superior de Educação de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém. Das 14h00 às 17h00, os largos, ruas e os estabelecimentos comerciais do Centro Histórico recebem Brincadeiras de Duendes.

Algarve – Em Vila Real de Santo António pode visitar a Aldeia de Natal, Praça Marquês de Pombal, e o presépio Gigante, que está exposto no no Centro Cultural António Aleixo.