Atualidade

Chuva, vento forte e queda de neve de hoje a domingo

A Associação Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para as condições climatéricas a partir de hoje, até domingo, as quais deverão caracterizar-se por chuva, vento forte, queda de neve e agitação marítima.

Em comunicado, a ANPC afirma que se preveem períodos de chuva forte, passando a aguaceiros, que podem ser sob a forma de granizo no litoral norte e centro, entre o fim do dia de hoje, até ao início da manhã de sábado.

São igualmente esperados aguaceiros que podem ser fortes e com a forma de granizo a partir do meio da tarde de sábado até meio da tarde de domingo, em especial nas regiões do centro e do sul.

Vento forte de sudoeste, nas regiões do norte e do centro, com rajadas de 70 quilómetros por hora, no litoral, e de 90 quilómetros por hora, nas terras altas, é esperado a partir do fim do dia de hoje, até ao fim da manhã de sábado.

As previsões apontam para queda de neve acima de mil metros de altitude, nas regiões do norte e do centro e acima de 600 metros na região do Gerês.

A queda de neve deve registar-se desde o fim da madrugada de sábado até ao início da manhã de domingo, em especial durante a madrugada e manhã de sábado nas serras do Gerês, de Montalegre e da Estrela, onde pode acumular mais de 10 cm.

A agitação marítima deverá registar-se na costa ocidental do norte e do centro, com ondas de noroeste de quatro e cinco metros, entre o início da tarde de sábado e o fim da tarde de domingo.

No comunicado, a ANPC refere que o eventual impacto dos efeitos destas condições climatéricas “pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados”.

chuva