Atualidade

Casal Obama conta que já sofreu de discriminação racial

Barack e Michelle Obama contaram que já foram alvo de racismo, numa entrevista à revista “People”. O casal presidencial relatou episódios pelos quais passaram. “Não existe um homem negro da minha idade que não tenha esperado do lado de fora de um restaurante pelo seu carro sem que alguém lhe tenha entregue as sua chaves”, disse Barack Obama. Além disso, também já foi confundido com um empregado de mesa. “Ele estava a usar um smoking num jantar de gala, quando alguém lhe pediu que lhe trouxesse um café”, contou Michelle. Já a primeira-dama relembrou um incidente na loja de departamentos Target, onde foi confundida com uma vendedora.

As declarações do casal foram feitas num momento de debate nacional sobre o racismo e discriminação racial nos Estados Unidos, após uma série de mortes de homens negros desarmados às mãos de policiais brancos. “A pequena irritação que nós experimentamos não é nada comparado com o que gerações anteriores passaram. Ser confundido com um empregado de mesa numa festa de gala é uma coisa. Confundirem o meu filho com um ladrão e algemarem-no, ou coisa pior, enquanto anda na rua envergando roupas que os adolescentes usam, é uma história totalmente diferente”, sublinhou o presidente.

Os Obamas afirmaram terem-se envolvido na discussão racial com as suas filhas Sasha e Malia desde que elas eram pequenas: “O que nós tentamos explicar é que a história nem sempre se move à velocidade que nós gostaríamos, que ainda existem vestígios de escravidão e Jim Crow”, acrescentou Obama, referindo-se a um momento histórico nos Estados Unidos de forte segregação racial. “Embora as coisas tenham melhorado enormemente, esses preconceitos ainda existem”, lamentou.

Michelle_Obama_2