Tozé Santos e Sá

Advogado

Habemus Iustitia!

Aparentemente Habemus Iustitia (Temos Justiça). Mas, sobretudo temos justiça mediática…

E como não se trata da sétima arte, tanto espetáculo e brilho pode tornar-se um hábito viciante digno de vir a sofrer das maleitas do cor-de-rosa.

E os exemplos que temos correram mal, como a história da “montanha que pariu um rato”.

Algo vai mal no reino das bananas! Agora já detemos inocentes de colarinho branco! Claro que poucos de cada vez, que não há prisões para todos os ladrões na forma de banqueiros, políticos, empresários…

E se muitos falassem, e não comessem sozinhos com as culpas, então mais valia requisitar o Alentejo e ficarem todos a conviver com o gado, que vedação em arame farpado já existe. Mas que anda muita gente de rabo entre as pernas sem lhes caber um feijão… anda!

Se outra virtude não tem, sempre é um sinal que a fraude e a corrupção já não esta convertida em impunidade perpétua, de assobiar para o lado, mas pode dar direito a umas detenções e umas noites aconchegantes nos calabouços. É preciso que as penas efetivas sejam correspondentes e não esbarrem no branqueamento dos amigos dos tribunais superiores. Caso contrário, persistirão ainda mais pujantes os ladrões que julgam não o ser, por ser comum e prática corrente no meio.

No entanto, enquanto se divertem com os puros-sangues, é bom que não descurem energias com os outros, porque a vida não se faz só de grandes roubos e os golpes pequenos prejudicam os pobres plebeus no dia-a-dia. Continuem os bons ofícios, que ainda faltam umas portas submarinas e tantos outros da oligarquia.

Sabemos que, infelizmente, o reino está construído para que em certas posições se tenha de fazer certas coisas, até para lá chegar, quanto mais para se lá se manter.

Efetivamente o que torna tudo isto curioso – porque já não contávamos com a justiça – é não esperarmos detenções de gente que se intitula de casta pura, mas que aos nossos olhos nunca o foi, até porque pagamos contas todos os meses…

É por isso que, facto ainda mais relevante, para mim, é a justiça ter demorado tanto… E veremos o que dela brota no final.

Vou ali, ver o céu sem quadradinhos e tirar um apontamento… Até terça!