Atualidade

Secretário Geral da ONU elogia luta de Conchita Wurst pelos gays

O secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, recebeu a drag queen Conchita Wurst na segunda-feira, dia 3, e elogiou a luta da cantora contra a discriminação gay.

Wurst, cujo verdadeiro nome é Tom Neuwirth, venceu no passado mês de maio o Festival da Canção, em representação da Áustria. Ban disse que a artista transformou o evento, frequentemente desdenhado pelas suas apresentações kitsch, num “momento de educação sobre direitos humanos” lutando pela diversidade e pela tolerância.

Conchita, que usou um vestido azul recatado além de sua tradicional barba, trocou um aperto de mãos com o responsável e cantou para centenas de autoridades e diplomatas entusiasmados no complexo da ONU em Viena.

“Este ano ampliei os benefícios para parceiros do mesmo sexo do quadro de funcionários da ONU… a discriminação não tem lugar nas Nações Unidas”, afirmou Ban sob aplausos.

Wurst foi recebida como heroína quando regressou a casa com o prémio do festival, conquistado perante uma audiência de cerca de 180 milhões de pessoas de 45 países.

Mas a sua vitória não foi bem vista por todos e foi criticada pelos mais conservadores.

Fotos: ONU