Cultura

Resistência regressam aos álbuns 22 anos depois

O CD “Horizonte”, que marca o regresso dos Resistência aos estúdios de gravação, após 22 anos de ausência, chega esta segunda-feira, dia 24, ao mercado, com onze canções resgatadas ao repertório de outros grupos.

O novo álbum da banda que reúne, entre outros, Pedro Ayres Magalhães e Tim, é editado pela Warner Music e constituído por canções originalmente interpretadas por grupos como os Rádio Macau, Xutos & Pontapés, Delfins e Madredeus e A Banda Cósmica.

O CD ‘Horizonte’ é o resultado de “30 ensaios de 12 horas para escolher os temas, os intérpretes e distribuir os arranjos”, disse Pedro Ayres Magalhães à Lusa.

“Os músicos iam-se substituindo de acordo com as horas e os dias em que podiam estar presentes”, recordou o fundador dos Madredeus, que sublinhou: “Mas eu estive sempre lá”.

“Ter a oportunidade de trabalhar com a Resistência produz sentimentos raros, não só pela dificuldade das agendas e pelas memórias que evoca mas principalmente pela música que se consegue produzir, única e cheia de personalidade”, afirmou por seu turno Tim, o vocalista dos Xutos & Pontapés, em declarações à “Lusa”.

Para Tim, “este disco é a celebração dessa descoberta, de que este som e esta mensagem se encontram inscritos no éter e que os podemos saborear se, para isso, estivermos dispostos”.

Entre as canções escolhidas estão ‘Vai Sem Medo’, do álbum ‘A Nova Aurora’, de Madredeus e A Banda Cósmica, ‘Cidade Fantasma’, do álbum ‘O Elevador da Glória’, dos Rádio Macau, ‘Ser Maior’, do álbum ‘Ser Maior, Uma História Natural’, dos Delfins, e ‘Deitar a Perder’, do álbum ‘XIII’, dos Xutos & Pontapés.

O projeto Resistência, em 2012, fez um reagrupamento, integrando os músicos Mário Delgado e Pedro Jóia, que estão também neste regresso da banda, com Alexandre Frazão, Dudas, Fernando Cunha, Fernando Júdice, José Salgueiro, Miguel Ângelo, Olavo Bilac, Pedro Ayres Magalhães e Tim.

resistencia