Consultório

Próteses de silicone e os seus riscos

Muitas mulheres têm medo que ao colocar próteses de silicone possam ganhar cancro.

Diversos estudos por todo o mundo têm demonstrado que as mulheres que são portadoras de próteses de silicone não desenvolvem mais cancros do que o resto de mulheres.

Os pesquisadores descobriram que quase todas as causas de morte, incluindo todos os tipos de cancro, doenças do sistema circulatório e digestivo, e endócrinas, nutricionais, metabólicos e doenças imunológicas, eram mais baixas em pacientes com implantes em comparação com a população em geral.

No entanto, pacientes com implantes eram mais propensas a morrer de cancro do trato respiratório. É possível que esse risco mais elevado não esteja relacionado com a exposição à silicone, mas que seja resultado de uma maior taxa de tabagismo.
Novas descobertas parecem indicar que as mulheres portadoras de próteses mamárias têm um maior risco de morte em acidentes de viação. Provavelmente, devido ao maior consumo de álcool na população portadora de próteses.

Num estudo, pesquisadores americanos examinaram um banco de dados sueco de 3.486 mulheres que receberam implantes mamários por razões estéticas entre 1965 e 1993. O estudo seguiu as mulheres até o final de 2002, uma média de 18,4 anos depois de terem colocado os implantes. Os resultados, divulgados no “Journal of the National Cancer Institute”, mostram que apenas 53 das mulheres desenvolveram cancro de mama, em comparação com 71,9 casos que teriam sido esperados na população em geral. Houve 180 cancros totais em mulheres com implantes de mama, um pouco menos do que o 193.1 que teria sido esperado.

Por isso, estamos perante uma notícia inesperada para muitas mulheres: as pacientes portadoras de próteses mamárias não só tem menos cancro de mama como também morrem menos de cancro de mama. O porquê de ter menos cancro de mama poderá ser devido a um suposto efeito protetor das próteses ou mais provavelmente a outros factores ainda por desvendar: mamas mais pequenas têm menos cancro? A verdade é que não sabemos ao certo.

A população feminina deve ficar calma e confiar nas autoridades de saúde e nas novas pesquisas a desenvolver pelos profissionais médicos. O uso de próteses mamárias não é 100% inócuo mas considera-se uma cirurgia extremamente segura. Na Clínica Luso Espanhola temos uma taxa de mortalidade de 0% em todas as intervenções cirúrgicas. A nossa taxa de retração capsular em prótese mamária tem-se revelado excepcionalmente baixa, sendo atualmente menor de 1% e a taxa de rotura das próteses é ainda menor nos últimos anos. Estas últimas complicações resolvem-se de forma relativamente simples e sem sequelas.

proteses silicone