Atualidade

Protagonistas de “A Branca de Neve no Gelo” prometem encantar

Rita Ribeiro, no papel de Rainha, Isaac Alfaiate, na pele do Príncipe, e Afonso Vilela, que dá vida ao Caçador, são os protagonistas de “A Branca de Neve no Gelo”. A Move Notícias esteve com os três atores, que se encontram a ultimar os preparativos para a estreia, que acontecerá no dia 28 de Novembro, no Mar Shopping, em Matosinhos.

unnamed (4)

Rita Ribeiro, que este ano andou na estrada com o monólogo “Gisberta”, confessa que “estava com saudades de contracenar com outros atores”. “Sentia falta de me estar a divertir num espectáculo como este”, afirmou, visivelmente entusiasmada com o novo desafio, que marca o seu regresso ao teatro musical. “Esta rainha põe o poder dela na beleza, ela foi uma branca de neve, ela sabe que outra pessoa lhe pode tirar o lugar e o poder”, contou, acrescentando que esta personagem acaba por ser a imagem do que se passa na sociedade atual: “As pessoas depositam tanto poder na sua beleza e não vão ao seu “eu”. Quando perdem essa referência de estética sentem-se completamente perdidos e daí vem o azedume, mágoa e todos os sentimentos menos bons. Todos nós somos feitos disso, temos a liberdade de escolher isto ou aquilo. Na realidade a personagem chega ao ponto de escolha e escolhe o lado negro, que abafa qualquer luz que ela possa ter tido. E entrega-se às trevas e à maldade”.

JMO_9702 copy

A Rainha não é a única a espelhar características da sociedade atual. Também o Príncipe, apesar de respeitar a história do conto, vai ser diferente. “Este é um Príncipe com Facebook, mais à frente e moderno. É brincalhão e animado. É diferente, apesar de ter todas as características de um príncipe”, revelou Isaac Alfaiate.

Nesta adaptação, o caçador vai ter uma importância maior na história. “Este papel é muito central nesta produção, tem muito peso na história e tem um lado cómico”, referiu Afonso Vilela, levantando um pouco a ponta do véu.

Para os dois atores este tem sido um grande desafio, não só porque os dois se estreiam no teatro musical, mas também porque vão patinar no gelo e cantar. Se para Afonso foi mais fácil a parte da patinagem, porque praticou inline durante “vários anos”, para Isaac foi mais complicado. “No primeiro dia cheguei mesmo a pensar que não ia querer patins, porque saí completamente frustrado, mas depois as coisas começaram a melhorar e já me sinto mais à vontade. Estou a ficar mais solto para dar vida à personagem”, referiu.

Os três atores não poupam elogios à equipa de produção e afirmam que “há um espírito de equipa entre todos”. No entanto, Afonso Vilela salientou o trabalho de Rita Ribeiro. “Ela é o espectáculo, basta olhar para ela e estamos a aprender”, disse.

Rita, Afonso e Isaac mostraram uma grande cumplicidade e acreditam que “quer as crianças quer os adultos vão adorar o espectáculo”, que vai estar em cena até ao dia 4 de janeiro.

JMO_9771 copy

Fotos: José Gageiro