Atualidade

Morreu Sousa Veloso, apresentador do “TV Rural”

Sousa Veloso, de 88 anos, morreu esta quinta-feira, em Lisboa, cidade em que nasceu em 1926.

Sousa Veloso licenciou-se em Agronomia em 1954, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, tendo ido depois trabalhar para o Ministério da Agricultura.

No final da década de 60, a RTP solicitou a colaboração do Ministério para produzir programas sobre agricultura e Sousa Veloso passou assim a ser responsável pela realização de pequenos filmes dirigidos a agricultores.

O mítico “TV Rural” começa a ser emitido a 6 de dezembro de 1960 e só deixa a antena da televisão pública a 15 de setembro de 1990, após 1500 horas de emissão, sendo o programa de maior longevidade da televisão portuguesa. Na última emissão, o engenheiro despediu-se com um “até sempre”.

A música do folclore português “A Tirana” foi o genérico inicial do programa que era apresentado aos domingos e durava 30 minutos. No final, as mesmas palavras de Sousa Veloso: “Despeço-me com amizade até ao próximo programa”.

O estilo de Sousa Veloso foi reconhecido em 1963, quando recebeu o Prémio Imprensa para TV pela autoria do “TV Rural”, programa que passou a ser produzido, realizado, montado e apresentado pelo engenheiro.

Sousa Veloso