Cultura

Lisbon & Estoril Film Festival começa hoje

O Lisbon & Estoril Film Festival começa hoje, com a antestreia dos filmes “Saint Laurent” e “Sono de Inverno”, a inauguração de duas exposições e a presença de vários convidados, como John Malkovich e Willem Dafoe, Abel Ferrara e Philippe Garrel.

A oitava edição do festival prolongar-se-á até ao dia 16 e vai contar com dezenas de filmes, alguns em antestreia, outros em retrospetiva, mas a organização volta a fazer pontes entre a sétima arte e outras expressões artísticas, como o teatro e a música e também a moda.

O ator norte-americano John Malkovich será uma das figuras em destaque desta edição, com uma retrospetiva e uma exposição de fotografia, de Sandro Miller, na qual recria imagens icónicas ou de figuras como Marilyn Monroe, Alfred Hitchcock e Andy Warhol.

No sábado, estará na Fundação Calouste Gulbenkian, na antestreia do filme ‘As variações de Casanova’, de Michael Sturminger, rodado em Portugal.

Além de Malkovich, este ano o festival contará com a presença, por exemplo, dos realizadores Wes Anderson, Abel Ferrara e Philippe Garrel, do ator Willem Dafoe, da atriz Maria de Medeiros e do designer de moda Emanuel Ungaro.

No âmbito do festival, acontecerá ainda um simpósio internacional sobre vigilância, segurança, informação e media, que deverá contar com a participação, por videoconferência, do jornalista australiano Julian Assange, fundador do Wikileaks.

Fora de competição, o festival mostrará “Mr. Turner”, de Mike Leigh, “Pasolini”, de Abel Ferrara, e “Deux jours, une nuit”, de Jean-Pierre e Luc Dardenne

A competição integra, entre outros, “Jauja”, de Lisandro Alonso, “Eau Argentée, Syrie Autoportrait”, de Ossama Mohammed e Wiam Simav Bedrixan, e “Heaven Knows What”, de Ben e Joshua Safdie.

Pela primeira vez, o L&EFF apresentará uma peça de teatro, ‘Os belos dias de Aranjuez’, do dramaturgo de origem austríaca Peter Handke (que estará no festival), com encenação de Tiago Guedes e interpretação de Isabel Abreu e João Pedro Vaz, no Centro Cultural de Belém.

O encerramento acontecerá com um concerto do músico Arto Lindsay no CCB.

O festival decorrerá no Centro de Congressos do Estoril e no Casino Estoril e, em Lisboa, nos cinemas Monumental e Nimas, no CCB, na Cinemateca Portuguesa e na Fundação Calouste Gulbenkian.

Toda a programação pode ser consultada em www.leffest.com.

Estoril film festival