Saúde & bem-estar

Legionella causa mais dois mortos

A legionella causou mais dois mortos, um no Hospital de Vila Franca de Xira e outro no Hospital Santa Maria, em Lisboa. Desta forma, sobe para sete o número total de vítimas mortais da doença em Portugal, na sequência do surto que atinge três freguesias do concelho de Vila Franca de Xira. Atualmente, há mais de 40 pessoas nos cuidados intensivos de várias unidades hospitalares.

Segundo o último balanço da Direção-Geral da Saúde, divulgado pelas 17h00 de terça-feira, há 278 casos identificados em diversos hospitais do país – Porto, Vila Real, Castelo Branco, Figueira da Foz e em todos na região de Lisboa. Mas durante o dia de hoje haverá uma atualização destes números.

No entanto, este é já o quarto maior surto de sempre em todo o mundo da doença dos legionários.

Os resultados das amostras recolhidas nas torres de refrigeração da empresa ADP Fertilizantes, que deverá ser o foco do surto, ainda não são conhecidos. A inspeção extraordinária foi pedida pelo Ministério do Ambiente para averiguar se houve crime ambiental.

Recorde-se que o surto de legionella foi detetado sexta-feira em Vila Franca de Xira, quando mais de duas de dezenas de pessoas foram internadas.

legionella