Atualidade

John Malkovich honrado com medalha da Câmara de Lisboa

O ator norte-americano John Malkovich recebeu, em Lisboa, das mãos do vice-presidente da Câmara Municipal da capital, Fernando Medina, a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro, distinção que considerou uma “grande honra”.

“Obrigado. É uma grande honra para mim”, afirmou o ator, aproveitando também para agradecer a quem se deslocou hoje à Fundação Calouste Gulbenkian para assistir à primeira projeção pública de “As Variações de Casanova”, de Michael Sturminger, no qual interpreta o papel de Giacomo Casanova. O filme, que foi totalmente rodado em Portugal, é exibido no âmbito do Lisbon & Estoril Film Fest.

O vice-presidente da Câmara de Lisboa recordou a relação, “há muitos anos e prolongada”, de John Malkovich com a cidade, “que começou no cinema e onde acabou também por tornar-se empresário”.

John Malkovich fez parte do elenco de três dos filmes de Manoel de Oliveira – “O Convento”, “Filme Falado” e “Vou para Casa”, participou ainda em “As linhas de Wellington”, de Valeria Sarmiento – também rodado em Portugal -, e é sócio da discoteca Lux e do restaurante Bica do Sapato, ambos em Lisboa.

Fernando Medina recordou as declarações de John Malkovich numa entrevista, na qual o ator expressou o seu amor por Lisboa, aproveitando para lhe dizer que Lisboa também gosta dele, “não da mesma maneira de ‘Ligações Perigosas’ (filme de Stephen Frears, protagonizado pelo ator), mas como amigos”.

Na cerimónia, que decorreu no sábado, dia 8, estiveram presentes outros convidados do festival de cinema, como o criador de moda Emanuel Ungaro, o realizador Wes Anderson, o ator Williem Dafoe e a artista multidisciplinar Laurie Anderson, atores portugueses, como Victória Guerra, Alexandra Lencastre e Filipe Vargas, o antigo primeiro-ministro António Guterres, a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Helena Roseta, a vereadora da cultura da Câmara de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, e a diretora da Fundação Calouste Gulbenkian, Teresa Patrício Gouveia, entre outros.

O Lisbon & Estoril Film Festival termina no dia 16, contando com vários filmes premiados, a exibir em antestreia, com retrospetivas, como a que é dedicada a Maria de Medeiros, com uma peça de teatro, escrita por Peter Handke, e com um concerto de Arto Lindsay.

Um dos eventos do festival será um simpósio internacional, de 14 a 16 de novembro, sobre vigilância, segurança, pirataria informática e media.

Fotos: Câmara Municipal de Lisboa