Cultura

Cinco filmes portugueses no Festival Mar del Plata

Cinco filmes portugueses, entre os quais “Cavalo Dinheiro”, de Pedro Costa, foram selecionados para a 29.ª edição do Festival de Cinema Mar del Plata, que arranca esta sexta-feira, dia 31, naquela localidade na Argentina.

De acordo com a programação, dos cinco filmes na programação, apenas “Cavalo Dinheiro” está integrado na competição internacional, cumprindo uma carreira por festivais estrangeiros iniciada em agosto, em Locarno, onde Pedro Costa conquistou o prémio de melhor realizador.

Em Mar del Plata, a 400 quilómetros de Buenos Aires, serão ainda exibidos “O velho do Restelo”, de Manoel de Oliveira, “Os sonâmbulos”, de Patrick Mende, a animação “O gigante”, de Luís da Matta Almeida e Julio Vanzeler, e “As figuras gravadas na faca com a seiva das bananeiras”, de Joana Pimenta.

cinema

Estes quatro filmes são curtas-metragens e vão ser exibidos na secção “Panorama”. Cíntia Gil, da direção do festival DocLisboa, faz parte dos júris desta edição do Festival Mar Del Plata, que termina no dia 30.