Atualidade

Chuva, descida das temperaturas e neve nos próximos dias

A chuva e a descida das temperaturas mínimas e máximas vão marcar o início da semana em Portugal continental, com a primeira queda de neve nas terra altas a ser esperada terça-feira. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou para laranja o aviso em sete distritos.

Os distritos de Braga, Viana do Castelo e Porto vão estar sob alerta laranja a partir das 12h00 de hoje até às 19h00, enquanto o de Aveiro entra em alerta pelas 14h00 e até às 21h00, sendo que Coimbra, Vila Real e Viseu, estará ativo entre as 15h00 e as 00h00. O alerta laranja em todos os distritos diz respeito às previsões de períodos de chuva forte e persistente, de acordo com o IPMA.

Em alerta amarelo estão os restantes 11 distritos de Portugal continental devido à previsão de rajadas de vento na ordem dos 80 km/hora, em especial no litoral, e de 95 Km/horas nas terras altas, até ao final do dia, além da agitação marítima prever ondas de quatro a cinco metros.

Os avisos de mau tempo, levaram a que as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora e Esposende, fosse hoje fechadas a toda a navegação e as da Póvoa do Varzim e de Vila do Conde condicionadas.

“Prevê-se um agravamento do estado do tempo, gradualmente a partir da manhã o céu vai-se tornar muito nublado ou encoberto, gradualmente de norte para sul, com a aproximação de um sistema frontal de forte atividade, com precipitação que começa pelo Minho e Douro litoral, estendendo-se às outras regiões e tornando-se persistente e forte por todo o território”, explicou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Maria João Frada.

Para terça-feira há melhorias no estado do tempo, com a chuva a dar tréguas, mas prevê-se uma descida significativa das temperaturas mínimas e máximas, que podem dar origem ao primeiro nevão do ano, já que podem chegar a um grau nas Penhas Douradas (Serra da Estrela) e quatro e cinco graus nas regiões do interior norte e centro, as máximas vão andar nos 10 graus.

chuva