Saúde & bem-estar

Chá e frutas cítricas podem prevenir cancro do ovário

Beber chá e comer frutas cítricas, como laranja e limão, são hábitos que ajudam a prevenir o cancro do ovário, o tipo mais agressivo de tumor ginecológico. Segundo um estudo realizado na Inglaterra, consumir duas xícaras de chá preto por dia, por exemplo, reduz em até 31% o risco da doença.

Os cientistas analisaram os hábitos alimentares de 171 940 mulheres com idades entre 25 e 55 anos ao longo de mais de 30 anos. Então, chegou-se à conclusão que aquelas que consumiam diariamente alimentos que contêm flavonol, como o chá, e flavanonas, como as frutas cítricas e os seus sumos, apresentaram um risco menor de desenvolver cancro do ovário. Esses dois compostos são derivados dos flavonoides, substância antioxidante e anti-inflamatória que já foi associada a uma série de benefícios à saúde, como para a prevenção de problemas cardiovasculares.

“As principais fontes desses compostos, como chá e frutas cítricas, são alimentos facilmente incorporáveis na dieta. Então, as simples mudanças na alimentação podem ter um impacto positivo na redução do risco de cancro do ovário”, explicou Aedin Cassidy, uma das autoras da pesquisa e professora da Universidade de East Anglia, na Inglaterra.

O cancro do ovário não é o tumor ginecológico mais frequente entre as mulheres, mas é aquele com menores hipóteses de cura. Na maioria das vezes em que os sintomas se tornam aparentes, a doença já está num estágio muito avançado e é praticamente incurável. A incidência da enfermidade pode ter relação com o número de ovulações.

chá