Atualidade

Muro de Berlim caiu há 25 anos

A Alemanha comemora neste dia 9 de novembro o 25º aniversário da queda do Muro de Berlim. Um dia histórico para a Alemanha e para a Europa.

O Muro de Berlim é considerado o maior símbolo da divisão do mundo entre bloco ocidental e oriental. Era uma barreira física que dividia a cidade de Berlim ao meio, construída pela República Democrática Alemã durante a Guerra Fria. Simbolizava a divisão do mundo em dois blocos: República Federal da Alemanha (RFA) – constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos – e República Democrática Alemã (RDA) – constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético.

Foi idealizado pelo então líder do Partido Comunista Soviético, Nikita Kruschev e pelo líder da Alemanha Oriental, Walter Ulbricht, com o objetivo de interromper a ligação dos dois lados de Berlim. Soldados começaram a cercar os 45 quilómetros da fronteira de Berlim Ocidental com arames farpados. No dia 15 de agosto, o muro começava a ser construído, medindo aproximadamente 3 metros de altura. A construção estaria finalizada dois anos depois. Chegou a ter cercas eléctricas, valas e aproximadamente 300 torres com soldados a vigiar, minas terrestres e cães patrulheiros, fazendo com que Berlim Ocidental ficasse durante 28 anos completamente isolada. Com 156 km de extensão, o muro separou famílias e amigos, deixando a parte oriental com menos recursos e poucos investimentos, enquanto a parte ocidental tinha forte injeção de capital americano e crescimento económico.

Muro Berlim1

Durante um movimento revolucionário, o governo da Alemanha Oriental anunciou, após várias semanas de distúrbios civis, que todos os cidadãos da RDA poderiam visitar a Alemanha Ocidental, era o dia 9 de novembro de 1989. Multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o Muro, juntando-se aos alemães ocidentais do outro lado, em atmosfera de celebração. Ao longo das semanas seguintes, partes do Muro foram destruídas por uma multidão eufórica.

Esse acontecimento, além de representar o fim da separação da Alemanha, simbolizou também o fim da Guerra Fria e o começo da reintegração alemã. A partir de 3 de outubro de 1990, as duas Alemanhas, duas nações independentes, uniram-se com uma fusão económica, monetária e política. A antiga Alemanha Oriental que era socialista adotou o capitalismo abolindo a propriedade estatal dos meios de produção e integrando a sua população ao novo sistema legal, trabalhista e social da antiga Alemanha Ocidental.

25 anos depois da queda do muro de Berlim, ainda há vestígios, e pontos de passagem, que vão ficar para a História, como é o caso da Checkpoint Charlie, que era limitada aos funcionários dos países aliados e estrangeiros e é ponto turístico da cidade.

Muro Berlim3