Saúde & bem-estar

6% dos portugueses são obcecados por compras

Estima-se que a oniomania, conhecida como compulsão por compras, já afete 6% da população, sendo a maioria dos doentes mulheres (92%). Esta perturbação acompanha frequentemente outras doenças psiquiátricas como depressão, doença bipolar, ansiedade, dependências, anorexia e bulimia, alertou esta segunda-feira, dia 24, a Unidade de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Lusíadas Lisboa.

“A oniomania é uma perturbação psiquiátrica crónica e prevalente, que se caracteriza por um comportamento crónico e repetitivo, difícil de ser interrompido”, explicou a coordenadora da unidade, Ana Peixinho. E “só se assume como problema numa fase tardia da doença, em que as dívidas se acumulam e se torna necessária a ajuda de terceiros”, acrescentou a médica.

O comprador compulsivo tem um comportamento repetitivo, com pensamentos constantes que é incapaz de controlar sobre comprar, aos quais tenta resistir, habitualmente sem sucesso: “Estão quase sempre preocupados com comprar e gastar e exercem pouco controlo sobre os seus impulsos de compra. Nutrem um interesse particular por moda, por novos estilos e produtos de vestuário. Roupa, sapatos, jóias, maquilhagem e CDs são os seus produtos de eleição”.

Mas há esperança para os que sofrem com esta perturbação, pois a oniomania pode ser tratada com um correto acompanhamento psiquiátrico que engloba a intervenção farmacológica com antidepressivos e antagonistas dos opiáceos e a intervenção psicoterapêutica fundamentalmente através da terapia cognitivo-comportamental.

compras