Atualidade

12 distritos em aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para 12 os distritos de Portugal continental esta terça-feira, dia 18, sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte, segundo a mais recente informação disponível no site daquele organismo.

De acordo com o IPMA, os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria e Beja vão estar sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, a partir das 18h00 de hoje e até às 00h00 de quinta-feira, enquanto o aviso para Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra vai vigorar entre as 19h00 e as 00h00 de quarta-feira.

Todos os 12 distritos vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva persistente e por vezes forte.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e recomenda atenção para situações de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Também o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo até às 15h00 de hoje devido à previsão de precipitação, por vezes forte.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, com boas abertas nas regiões do interior e no Algarve até meio da manhã, tornando-se muito nublado ou encoberto a partir do meio da manhã no litoral oeste, nebulosidade que se estenderá gradualmente às restantes regiões.

A previsão aponta também para períodos de chuva a partir do final da manhã no litoral oeste, onde poderá ser por vezes forte a partir do meio da tarde, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, vento fraco, tornando-se moderado do quadrante sul a partir da manhã, e moderado a forte com rajadas da ordem de 65 quilómetros/hora no litoral oeste e nas terras altas.

Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura mínima, em especial nas regiões norte e centro.

chuva