Saúde & bem-estar

Vacinas contra o cancro do colo do útero a partir dos 10 anos e em duas doses

Entram hoje em vigor as novas regras para a vacinação contra o cancro do colo do útero em pré adolescentes. Em vez de três doses, as raparigas passam a receber duas e o início da imunização é antecipado dos 13 para os 10 anos.

A proposta de alterar a forma de ministrar a vacina e a antecipação da idade da toma, dos 13 para os 10 anos, foi proposta pelo próprio laboratório que comercializa a vacina Gardasil, integrada no Plano nacional de vacinação.

A sub-diretora geral de saúde, Graça Freitas, explicou à TSF que a vacina continuará a ser gratuita e que estas alterações não têm como objetivo reduzir os custos financeiros da mesma, garantindo que elas decorrem das recomendações da Agência Europeia do Medicamento e da empresa que produz a vacina.

Desde 2008 que as adolescentes recebiam três doses da vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) para proteção contra o cancro do colo do útero.

Em Portugal são diagnosticados 17 casos de cancro do colo do útero por cem mil habitantes e cerca de mil novos doentes são anualmente detetados.

vacina